Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como preencher nota promissória. Muito se deve pela dinamicidade e velocidade do comércio.
Muitas das vezes, na tentativa de agilizar o atendimento, são feitos preenchimentos incorretos e rasuras na nota promissória.
Nesse post, vamos explicar passo a passo como a assinatura deve ser feita.
Para isso, vamos usar como base a nota promissória amarela, mais comum e vendida em papelarias para facilitar a visualização do preenchimento.
1 – Número da nota
O primeiro campo que aparece é o número que deve fazer referência à quantidade de notas promissórias emitidas para um mesmo fim e para a mesma pessoa.
Se em uma contratação você dividiu o valor do débito em 10x e irá criar 10 notas promissórias, o correto é colocar 01/10 para a primeira nota. As outras notas serão: 02/10, 03/10, 04/10, 05/10, 06/10, 07/10, 08/10, 09/10 e 10/10.
No exemplo abaixo, haverá a emissão de uma única nota, que pode ser representada pelo número inserido ou pela palavra “única”.
2 – data de vencimento e valor
Para finalizar a parte de cima da nota, é necessário preencher a data de vencimento e o valor.
É usual inserir o símbolo da hashtag (#) no valor com a finalidade de evitar alterações, mas não é um requisito da nota promissória.
Na segunda linha, após “Ao(s)” é necessário escrever por extenso a data do vencimento, além de acrescentar “ei” após a palavra “pagar”, conforme a figura.
3 – Como preencher nota promissória – nome do credor e valor da dívida
Na parte mais ao centro da nota promissória, estão os campos para preenchimento do nome da pessoa que irá receber o valor (credor) e o valor da dívida por extenso.
Dessa forma, já chegamos perto do final de como preencher nota promissória da forma correta.
4 – Parte final – Local do pagamento, dados do devedor, assinatura e data da emissão da nota promissória
No primeiro campo em vermelho, será definido o local em que a nota promissória será paga: geralmente a cidade do credor, ou seja, daquele que irá receber, mas é de livre definição pelas partes.
O EMITENTE é aquele que está emitindo a nota promissória em favor da pessoa que vai receber, logo, é o devedor da quantia.
A DATA DE EMISSÃO é o dia em que a nota promissória foi feita e assinada, enquanto o CPF nessa parte final refere-se ao da pessoa que deve o valor, do emitente da nota.
Por fim, estão os campos de ENDEREÇO do emitente e sua assinatura.
Todos os outros campos podem ser preenchidos automaticamente, por meio de processo eletrônico, pelo credor ou mesmo pelo devedor. Contudo, a assinatura, por óbvio, deve ser de quem está emitindo a nota como forma de garantia de pagamento do valor ali destacado.
Dessa forma, chegamos ao fim do preenchimento da nota promissória. Veja como fica sem as marcações:
5 – Considerações finais
O preenchimento adequado da nota promissória garante sua validade como título executivo, trazendo mais segurança para o credor da dívida.
Nesse passo a passo você aprender como preencher nota promissória da forma adequada e esperamos que sirva de consulta na hora da dúvida.
Esperamos ter ajudado!
Qualquer dúvida, é só nos chamar no botão de contato na página!
Gostaria de aprender sobre outros assuntos? Acesse os links abaixo